Ninguém pára Lorenzo! No Grande Prémio da Holanda em Assen, o espanhol da Yamaha manteve um registo intocável desde sexta-feira: foi o melhor nas duas sessões de treinos livres, na qualificação e hoje de manhã no warm-up. Perante isto e aquilo a que assistimos há uma semana em Silverstone, o resultado da corrida não foi surpresa.
Ao fim da primeira volta, Lorenzo já tinha um segundo de vantagem, mas Pedrosa veio do sétimo lugar da grelha e foi recuperando, passando para o 2º posto, por troca com Ben Spies, à terceira volta, e conseguiu alcançar Lorenzo, numa luta que passou a ser a três quando Stoner se lhes juntou.
Lorenzo segurou a liderança, e a meio da corrida voltou a ganhar vantagem, enquanto Pedrosa se atrasava e Stoner não conseguia superar a Honda. Spies bateu Dovizioso pelo quarto lugar, e o italiano teve mesmo de defender o quinto posto até ao final de um endiabrado Randy de Puniet que, após ter largado de segundo, fez uma má partida.
Hayden, Edwards, Simoncelli e Espargaró completaram o top 10, numa corrida em que todos terminaram. O substituto de Aoyama, Kousuke Akiyoshi, foi último a uma volta, e as duas Suzuki apenas conseguiram ficar na frente do piloto de testes japonês, confirmando a profunda crise que se vive no seio da equipa.
Nas Moto2 assistimos a uma repetição da performace de Andrea Iannone em Mugello. O italiano fez a “pole position” e partiu para uma vitória categórica, numa corrida em que apenas Wilairot, nos momentos iniciais, passou brevemente pelo comando.
Com o segundo lugar, Toni Elías ampliou a sua liderança no campeonato face a Shoya Tomizawa, que foi quinto e está agora a 24 pontos do espanhol. Lüthi foi terceiro e mantém idêntica posição no campeonato, a 26 pontos de Elías.
As 125 cc continuam a ser um verdadeiro campeonato espanhol de 125GP “série A”, e Marc Marquez arrecadou a sua terceira vitória consecutiva, à frente dos seus compatriotas Nico Terol e Pol Espargaró. Terol, que em Silverstone havia perdido a liderança do Mundial por um ponto para Espargaró, recuperou o comando, agora com mais 3 pontos que o seu rival. Mas Marquez está cada vez mais próximo, e os três primeiros estão agora separados por apenas 11 pontos.
Classificações
MotoGP
1. Jorge Lorenzo (Yamaha)
2. Dani Pedrosa (Honda)
3. Casey Stoner (Ducati)
4. Ben Spies (Yamaha)
5. Andrea Dovizioso (Honda)
Campeonato – MotoGP
1. Jorge Lorenzo, 140 pontos
2. Dani Pedrosa, 93
3. Andrea Dovizioso, 89
4. Valentino Rossi, 61
5. Nicky Hayden, 61
Moto2
1. Andrea Iannone (Speed Up)
2. Toni Elías (Moriwaki)
3. Thomas Lüthi (Moriwaki)
4. Ratthapark Wilairot (Bimota)
5. Shoya Tomizawa (Suter)
Campeonato – Moto2
1. Toni Elías, 100 pontos
2. Shoya Tomizawa, 76
3. Thomas Lüthi, 74
4. Andrea Iannone, 67
5. Julian Simon, 61
125 cc
1. Marc Marquez (Derbi)
2. Nicolas Terol (Aprilia)
3. Pol Espargaró (Derbi)
4. Bradley Smith (Aprilia)
5. Sandro Cortese (Derbi)
Campeonato – 125 cc
1. Nicolas Terol, 118 pontos
2. Pol Espargaró, 115
3. Marc Marquez, 107
4. Bradley Smith, 74
5. Esteve Rabat, 50
Fonte:Motociclismo